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Freitag, 4. Dezember 2015

Professores e alunos do ILC desenvolvem projeto pioneiro no norte do país

07/12/2009

PROFESSORES E ALUNOS DO ILC DESENVOLVEM PROJETO PIONEIRO NO NORTE DO PAÍS

Sue Helena Bastos

Aprender línguas estrangeiras amplia horizontes e possibilita ter acesso a culturas diferentes com valores e maneiras de pensar diferentes. O ideal seria que todos tivessem a possibilidade de estudar idiomas, mas infelizmente esta não é a realidade das escolas públicas do Brasil, principalmente na região Norte. Diante desta constatação professores do Instituto de Letras e Comunicação da UFPA, perceberam a necessidade do aprendizado de línguas estrangeiras nas comunidades carentes e resolveram integrar atividades de ensino da Universidade Federal do Pará com esta lacuna, no que diz respeito ao ensino fundamental, surgindo então um projeto piloto Língua Alemã no Ensino Fundamental: uma Proposta Pedagógica, pioneiro no Norte do Brasil na experiência do ensino do alemão na Escola Fundamental. 

Inicialmente o projeto foi desenvolvido de fevereiro a dezembro de 2000, na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Infantil “Paulo Freire” envolvendo quatro alunos e tendo como coordenadora a professora Helga André. Neste ano houve parceria com a Pró-reitoria de Extensão, do então Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras/CLA e Casa de Estudos Germânicos.

O resultado não poderia ser melhor, disse a professora Rosanne de Castelo Branco, atual coordenadora do projeto, “constatamos que o projeto alcançou resultado positivo com a aprendizagem dos alunos e receptividade da comunidade, eliminando esteriótipos ou idéias preconcebidas, de que haveria resistência ao aprendizado do alemão, ou de qualquer outro idioma nas comunidades. Na verdade, aquelas pessoas só querem ter a chance de ter acesso ao conhecimento e a outros mundos, como qualquer outro cidadão”.

O projeto foi retomado em agosto de 2008, com o lema “Aprendendo Alemão na Amazônia: interculturalidade e consciência ambiental” e tem como política de ação a mudança do papel dos que fazem a Universidade, criando e estimulando uma conscientização política de responsabilidade social. Novamente conta com o apoio da Proex, Falem/ILC e CEG e encontra-se implantado na comunidade filantrópica “Instituição Pia Nossa Senhora das Graças” que presta serviços psico-social-educacional a 330 crianças carentes. A instituição mantém em regime de internato 56 meninas com idade de 08 a 12 anos em situação de vulnerabilidade social.

Atualmente o projeto conta com quatro professores colaboradores e oito alunos de licenciatura que atuam em turmas de 1ª a 4ª séries sem nenhum custo para a UFPA. “Nossos objetivos são: formar profissional multiplicador de ações voltadas para a inclusão social através da difusão do conhecimento adquirido com o curso de Língua e Literatura Alemãs, contribuindo para uma formação profissional com o comprometimento com o social e possibilitar às crianças o acesso ao conhecimento de outros idiomas e culturas, construindo pessoas conscientes de seus direitos e deveres, formando cidadãos com auto-estima elevada”, explicou a professora Rosanne Cordeiro.

O projeto já apresenta publicações e tem sido apresentado pelos alunos colaboradores em vários eventos do Brasil com larga expressão na Alemanha. Outro fato importante é que essa experiência tem servido de local de estágio para o curso de Licenciatura de Língua alemã, além de estimular os alunos a desenvolverem trabalhos de conclusão de curso sobre ensino-aprendizagem ou outros assuntos que envolvam o projeto e o estudo da língua alemã, finalizou a professora Rosanne.

Fonte: ILC ONLINE

1 Kommentar:

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